

Princípio da página
Brasão da Vila de Avintes
Elementos que constituem o escudo e sua simbologia
A vila de Avintes encontra em D. Lopo de Almeida, primeiro conde de Avintes, a sua mais antiga referência heráldica, expressa no escudo através dos seis besantes, no centro da roda, e que são os elementos mais relevantes do seu brasão.
Já nos finais do século XVII Avintes era uma das poucas terras que fornecia de pão e farinha de milho a cidade do Porto. Esse abastecimento era garantido pela agricultura local e pela indústria do moagem, com moinhos de água, construídos nas margens do rio Febros, afluente do Douro. Este rio desempenhou também um papel decisivo no desenvolvimento da vila, garantindo o transporte para o exterior e interior de pessoas e bens. As novas atividades industriais, com relevo para o vidro, calçado e vinhos, são a expressão continuada de uma vocação empresarial e comercial dinâmica.
A justiça e a independência são em Avintes dois valores que marcaram o seu perfil sociológico e histórico. «A pedra da audiência», monumento nacional, é ainda testemunho dessas exigências e vontades das gentes locais. O fundo azul do escudo e o vermelho da roda simbolizam, também, esses valores.
A cultura e a arte, especialmente dramática, mas também a outras manifestações intelectuais e espirituais têm dedicado as gentes de Avintes um grande culto e serviço. É isso simbolizado na dupla face, analogia dessas duas vertentes de que o espírito e a vida sempre se revestem.
Junta de Freguesia de Avintes (sem data).
O Presidente da Junta, Henrique Meira dos Santos.
1-1-688
Subscreva a nossa newsletter!
Junta de Freguesia de Avintes
Rua da Escola Central, n.º 75
4430-822 Avintes
Vila Nova de Gaia
